Fotos: Arquivo Pessoal
Nascida e criada em Santa Maria, a dona de casa Terezinha Augusta Zimermam Staggemeier, 84 anos, adorava estar na companhia dos filhos Katia Denise, 50 anos, Romi Merize, 54, Carlos Hainz Staggemeier, 54 e Marcos Fernando, 53. Os netos Michele, 32, Bruna, 28, Alessandra, 30, Lucas, 25, e Thiago da Rosa Staggmeier, 23, completavam a alegria da matriarca, que também tinha dois bisnetos, Arthur 10 anos, Davi, 7, e João Pedro, 1 ano e 8 meses.
Terezinha foi casada com o teutoniense Werner Staggmeier, que faleceu em 2015. Ainda na juventude, eles se conheceram em um baile em Itaara. Juntos, dedicaram-se ao exercício da fé e frequentaram a Igreja Evangélica Luterana, onde se casaram, batizaram e confirmaram os filhos.
A agente bucal Katia cuidava da mãe em tempo integral. Ela conta que Terezinha era tranquila, cultivava bons relacionamentos e era amorosa com todos que estivessem por perto. No dia a dia, a idosa fazia trabalhos manuais, como crochê, gostava de cuidar de folhagens, de fazer bolos e de ler romances antigos.
- Fico feliz em saber que ela realizou o sonho de ser bisavó. A mãe fazia questão que os almoços em família de domingo fossem sempre por conta dela. Na medida do possível, reunia toda a família - menciona Katia.
Uma das ocasiões mais importantes para Terezinha era a comemoração do aniversário. Para ela, era uma oportunidade de reunir as pessoas que amava, inclusive os irmãos, Nely, Lori e Elvio.
- O maior legado da mãe é o amor ao próximo - diz Katia.
Para a neta Michele, fica a saudade de uma avó conselheira e amorosa. Junto à mãe, Katia, e à irmã, Bruna, Michele passou a morar com Terezinha aos 6 anos.
- Ela ajudou a nos criar. Minha avó nos deu amor e colaborou com a nossa educação. Deixava tudo pronto para a gente poder estudar - emociona-se Michele.
Para Nely, a marca da irmã era a afetividade e o carinho:
- Sentirei muito a falta dela, principalmente das nossas conversas.
Terezinha Augusta Zimermam Staggemeier lutou durante seis anos contra um câncer de mama que ocasionou metástase nos ossos. Depois de ficar 21 dias hospitalizada, em 26 de março, ela morreu. A idosa foi sepultada no mesmo dia no Cemitério Ecumênico Municipal.
OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
23/3
Dalva Arabites Vieira, aos anos 57 anos, sepultada no
Cemitério Municipal de Cruz Alta
24/3
Bresília Maria Zemolin Zago, aos 85 anos, sepultada no
Cemitério Ecumênico Municipal
30/3
Adriano Ventura da Silva, aos 39 anos, sepultado no
Cemitério Ecumênico Municipal